Clube de Investimento: O que é, como funciona, quais as características? Entenda!

Clube de investimento pode funcionar para você entrar no mundo dos investimentos, e começar entender melhor tudo isso. Aqueles que tem interesse em começar no mercado da bolsa de valores podem aproveitar a oportunidade para ingressar na renda variável.

É parecido ao fundo de investimento, essa forma de investimento vai permitir que os investidores façam parte do mercado de uma forma mais simples. E para isso, o grupo se reúne e faz um aporte em conjunto, fazendo a mesma estratégia.

E se você quer entrar e um clube de investimento e entender como isso tudo funciona, continue a acompanhar esse artigo do Agora Dinheiro e entenda melhor sobre o assunto!

O que é clube de investimento?

O clube de investimento é uma forma que faz com que um grupo de pessoas façam investimentos no mercado financeiro em conjunto. E para isso, todos compartilham a mesma carteira, com o mesmo desempenho e dividem os mesmos custos.

Você pode criar um clube de investimento com sua família, amigos ou qualquer outro grupo de pessoas que tenha esse interesse. O que importa é que todos estejam de acordo com adoção da mesma abordagem.

Clube de Investimento
Clube de Investimento. Foto: Funds Explorer

Clube de investimento: Como funciona?

Clube de investimento representam para os investidores uma forma de investir, e principalmente, em ações da própria B3 e os ativos relacionados. E depois que todos disponibilizarem os recursos, o gestor do clube, que foi escolhido, vai fazer o aporte de acordo com a estratégia que foi definido pelo clube.

E cada investidor é um cotista e está exposto aos mesmos riscos e vai receber os mesmos ganhos, de forma proporcional. Tudo deve estar nos moldes exigidos pelos órgãos de fiscalização para que tudo funcione de forma adequada.

Aprenda um passo a passo completo de como investir na bolsa de valores!

Quais as características do clube de investimento?

O clube de investimento tem suas próprias características que colocam como veículos únicos no mercado financeiro. E uma delas é a quantidade de participantes. E para você ter seu clube de investimento é necessário ter pelo menos 3 pessoas físicas. E a quantidade de pessoas também está limitado, atualmente tem o limite de no máximo 50 pessoas no clube.

Depois disso, você vai precisar estruturar o estatuto do clube. E é pelo estatuto que as regras do clube serão definidas. E você não precisa se preocupar em fazer o estatuto totalmente do zero, já que a instituição provavelmente vai te fornecer modelos para você seguir.

E uma das características interessantes do clube de investimento, é que você não precisa pagar imposto de renda sobre suas operações. Ou seja, se em determinada compra do ativo, o preço de compra ser R$10 e de venda, R$15, não será cobrado imposto nessa operação.

A única forma de pagar imposto no clube de investimento, vai acontecer somente no resgate da cota, se tiver uma valorização. Fora isso, o valor é fixo em 15% ainda que as operações de day trade sejam tributadas em 20%.

Clubes de investimentos
Clubes de investimentos. Foto: Investidor Sardinha

Como é a regulamentação do clube de investimento?

O funcionamento dos clubes de investimentos deve obedecer às normas da B3, da CVM e de um estatuto social próprio.

E esse regulamento precisa fornecer todas as regras para funcionar o clube, como as regras para pedido do resgate das suas cotas. Então, quem faz parte do clube deve seguir todas essas regras que foram estabelecidas e aceitas por todos que estão participando do clube de investimento.

Como montar um clube de investimento?

Todo o processo para conseguir montar um clube de investimento é simples. A primeira coisa, é preciso trazer pelo menos 3 pessoas que querem participar do clube. E depois, o grupo deve abrir conta em uma corretora de valores.

Logo em seguida, os participantes precisam fazer regras internas. Essas regras vão envolver o tanto que será aplicado incialmente, por quanto tempo o clube vai funcionar, todas as políticas para investir e mais.

Esse clube vai precisar ter seu próprio nome, que será fornecido para a CVM. E é a própria CVM que vai aprovar a fundação do clube de investimentos. E claro, o a porte inicial de cada participante do grupo é transferido para o clube e transformado em cotas.

E todas as cotas vão ser proporcionais aos valores que foram aplicados por cada participante. A corretora de valores vai prestar todo esse suporte necessário. Fora isso, pode ajudar o investidor, caso ele queira fazer o portfólio do clube com outros investimentos.

E aí, Gostou?

E então, você entendeu o que é um clube de investimento e como ele funciona? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você!

Perguntas Frequentes

O que é clube de investimento?

O clube de investimento é uma associação de pessoas que se reúnem para investir em ativos financeiros, como ações, títulos e imóveis. Os membros do clube de investimento compartilham o capital inicial e os custos de transação, além de dividirem os lucros ou perdas geradas pelos investimentos.

Como funciona um clube de investimento?

Os clubes de investimento são grupos de pessoas que se reúnem para investir em ativos financeiros, como ações, títulos e imóveis. Os clubes geralmente são formados por um pequeno número de pessoas que compartilham um objetivo comum de obter um retorno elevado sobre o seu investimento. Cada membro do clube de investimento coloca uma quantia em uma conta conjunta, que é usada para comprar e manter os ativos do clube. Os membros do clube geralmente se reúnem periodicamente para discutir as suas opiniões sobre os ativos do clube e para decidir quais novos investimentos devem ser feitos.

Quem administra os Clubes de Investimentos?

O clube é feito por pessoas físicas, e a sua administração precisa ser feito por uma instituição financeira, como uma corretora de valores ou um banco.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *