Empresas de Investimentos: O que são, e quais são os tipos!

Empresas de investimentos são instituições financeiras para pessoas jurídicas que fazem parte do sistema financeiro nacional que dão acesso aos seus clientes e aos produtos de investimentos do mercado e da Bolsa de Valores.

Se você quer acessar os produtos do mercado e da bolsa de valores, você precisa saber quais são os principais tipos de empresas de investimentos. E para acessar esses produtos sem a intermediação dessas empresas não será possível. Ou seja, será necessário saber as melhores opções que estão no mercado.

O que são as empresas de investimentos?

Antes de começarmos a falar sobre os tipos de empresas de investimentos, vamos conhecer o que são essas empresas. E para que se encaixe nisso, essas companhias precisam fazer parte do sistema financeiro nacional e ter a atuação para promover a intermediação financeira de algum jeito, seja pelo encontro de credores e tomadores de recursos ou algum investimento.

E empresas de investimento são as que consegue fazer investidores, pessoas físicas, aplicarem seu dinheiro nos produtos do mercado financeiro, que é o caso de ações, renda fixa, fundos imobiliários, BDRs, fundos de investimentos e muito mais.

Empresas de Investimentos
Empresas de Investimentos. Foto: Investidor Sardinha

Quais são os principais tipos de empresas de investimentos?

Agora, vamos direto ao assunto e começar a conhecer os principais tipos de empresas de investimentos que você pode recorrer para acessar os melhores investimentos financeiros.

Corretoras de valores

As corretoras de valores são as principais empresas de investimentos do mercado financeiro. E essas empresas são as que vão intermediar transações dos investidores e a compra e venda de valores mobiliários, fora dar o acesso a produtos que são emitidos por diversas empresas financeiras.

Você obrigatoriamente precisa ter uma conta ativa em uma das corretoras para conseguir aplicar seu dinheiro no mercado, como é o caso das ações, fundos imobiliários, BDRs, Renda fixa em geral e muitos outros.

As melhores empresas de investimentos / corretoras precisam pertencer ao sistema financeiro nacional e ainda, serem registradas e certificadas pela CVM na B3 e na Associação brasileira das entidades dos mercados financeiros (Anbima).

Fora que elas podem oferecer outros serviços como assessoriais de investimentos, plataformas para Day Trade e Swing Trade, carteiras de investimentos recomendadas, análise de ativos, produtos para educação financeira e treinamentos.

Empresas de Investimentos
Empresas de Investimentos. Foto: Canva

Grandes bancos

Entre as empresas de investimentos que são bastante procuradas são os bancões. Quando falamos dos grandes bancos, estamos falando sobre os bancos que tem a maior parcela do mercado. Como é o caso do Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa.

Além dessas instituições financeiras onde você faz empréstimos, recebe salário, faz financiamentos, e transações do dia a dia. Eles também têm vários produtos de investimentos para os clientes.

Fora que, os bancões tem as suas próprias corretoras onde os clientes acessam os outros produtos e valores imobiliários, como ações e fundos. Mas cuidado, pois as taxas em geral desses bancões são bem mais elevadas que a do resto do mercado.

Pequenos e médios bancos

Os pequenos e médios bancos são aqueles que respondem pela parcela de mercado que não é coberta através das grandes instituições. E esses bancos oferecem também investimentos como em CDBs e títulos como um exemplo. Também, normalmente, possuem as próprias corretoras para tentar facilitar a entrada dos clientes na bolsa de valores e em outras modalidades.

O diferencial dos produtos oferecidos pelos pequenos e médios bancos, está principalmente, ligado a rentabilidade dos CDBs. Esses investimentos têm a tendência de ter uma rentabilidade mais alta do que maior parte dos CDBs dos bancões, e claro por serem um pouco mais arriscados.

Bancos digitais e Fintechs

Nos últimos anos no mercado financeiro, os bancos digitais e Fintechs começaram a entrar no ramo dos investimentos como uma forma de estratégia para conseguir oferecer mais produtos financeiros para seus clientes.

Alguns desses bancos oferece carteiras digitais e com contas que rendem o dinheiro automaticamente. Ou seja, se você deixar seu dinheiro parado ali ele vai render automaticamente, alguns exemplos são o Nubank, e o banco Iti do Itaú. Na maior parte deles, que é igual ao caso que damos de exemplo, a rentabilidade está atrelada ao valor do CDI. E com o tempo está cada vez mais surgindo Fintechs que facilitam a entrada de novos investidores na bolsa de valores.

Fintechs
Fintechs. Foto: Olhar Digital

Fundos de investimentos

Fundos de investimentos são entidades de pessoas jurídicas que também podem ser ditas como empresas de investimentos. Os fundos também precisam ser credenciados pela Anbima e seguir todas as regras da instituição ao compor o seu catálogo de acordo com o seu tipo.

Os fundos de investimentos funcionam da seguinte forma: Reúnem vários investidores pessoas físicas e jurídicas que comprar cotas de participação. E esse valor total das cotas vão compor o patrimônio do fundo que será aplicado em a uma carteira com os ativos financeiros seguindo a regra do fundo e a estratégia do gestor do fundo.

E para você conseguir investir em fundos de investimentos você necessariamente precisa ter uma conta em uma corretora de investimentos, já que são as únicas que fazem a intermediação para fazer essa compra.

Clube de investimentos

E por último, existem também os clubes de investimentos. E eles não são exatamente empresas. Conforme a definição da CVM, são veículos de investimentos coletivos, que reúnem de 3 a 50 pessoas para aplicação preponderante em títulos e valores imobiliários com características de participação em debêntures que podem ser conversíveis para ações, ações, ETFs, FIIs e outros.

A ideia dos clubes de investimentos é tentar facilitar a entrada de novos investidores que não estão acostumados com o mercado financeiro para que depois consiga acessar produtos mais sofisticados.

Empresas de investimentos!

E aí, Gostou?

E então, achou qual seriam as melhores empresas de investimentos para você? Se você ficar com alguma dúvida relacionada ao conteúdo não deixe de perguntar logo aqui abaixo na área de comentários.

E se você gostou desse conteúdo e caso ajudou de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas que dessa fora você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é uma corretora de valores?

Uma corretora de valores é uma instituição financeira que atua como intermediária entre investidores e bolsas de valores. Sua principal atividade é executar ordens de compra e venda de ações para seus clientes.
Para isso, as corretoras de valores possuem uma plataforma tecnológica que conecta seus sistemas aos das bolsas, permitindo a execução das ordens em tempo real. Além disso, as corretoras também oferecem serviços de assessoria e análise para seus clientes, auxiliando-os na tomada de decisões de investimento.

O que são fundos de investimentos?

Os fundos de investimento são fundos que reúnem o capital de vários investidores para aplicar em diferentes ativos, como ações, títulos públicos e imóveis.
O objetivo dos fundos de investimento é obter uma rentabilidade superior à renda fixa e à inflação, proporcionando aos seus cotistas uma melhor proteção do seu capital.
Para isso, os fundos de investimento contam com profissionais especializados em escolher as melhores aplicações para o fundo, além de monitorar o desempenho do fundo e realizar aportes ou resgates dos cotistas quando necessário.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *