IOF de Financiamento: O que é, como funciona, como calcular?

Você saber o que é IOF de financiamento e como fazer o cálculo dele? Continue a acompanhar esse artigo e veja tudo que você precisa saber!

O financiamento é uma forma de comprar um bem ou fazer um investimento, em seu negócio por exemplo, quando você não tem o dinheiro na hora. E muito dos brasileiros acabam recorrendo a esse tipo de recurso financeiro para realizar seus sonhos ou objetivos.

Porém, é bem importante saber todos os valores que estão incluso no seu financiamento, como os juros e os impostos, como é o IOF de financiamento e outros.

O IOF pode ser cobrado em situações diferente, como é o exemplo do rotativo do cartão, compras internacionais, cheque especial, negociação de moedas estrangeiras, investimentos, seguro de vida ou de um carro, entre outras, e cada uma com sua taxa específica.

Mas quando estamos falando do IOF de financiamento ou de empréstimo, você sabe como funciona essa cobrança? Veja a seguir como fazer esse cálculo para conseguir melhorar seu planejamento financeiro.

IOF de Financiamento
IOF de Financiamento. Foto: XP Invesimentos

O que é IOF de financiamento?

O IOF de financiamento é um caso à parte em que é cobrado o Imposto sobre operações financeiras. E entender como ele vai funcionar vai te ajudar na hora de escolher as melhores opções de serviços de crédito.

Os financiamentos feitos são normalmente utilizados para pagar compra de bens específicos, e costuma ser uma das alternativas para conseguir adquirir comprá-los quando não tem o dinheiro suficiente na mão para conseguir fazer a compra daquilo que é um valor mais alto.

E apesar do financiamento representar uma possibilidade de alcançar algum objetivo ou sonho, é bem importante como funciona essa operação e como funciona o IOF de financiamento.

Como o IOF de financiamento funciona?

Os financiamentos se apresentam em modalidades diferentes, tento opções para vários perfis de clientes. O valor do IOF de financiamento vai variar de acordo com o tempo, o tipo e qual será o CET (Custo efetivo total).

E em setembro de 2021, a alíquota diária do IOF teve um aumento de 36% comparado a taxa anteriormente que foi colocada pelo governo. Assim, as operações de pessoa física, a alíquota diária tinha passado de 0,0082% para 0,01118%. E em termos anuais, essa mudança tinha uma alteração de até 3% para até 4,11%.

E em casos de pessoas jurídicas, essa alíquota foi de 0,0041% para 0,00559%, mudando de até 1,50% para até 2,04% ao ano. Porém, em janeiro de 2022 essa alíquota diária fez o retorno para o valor de antes, e continua a mesma taxa até o momento, que é o IOF de 0,0041% ao dia para pessoas jurídicas, e o IOF de financiamento para pessoas físicas de 0,0082% ao dia.

E na maioria dos empréstimos e financiamentos, essas taxas diárias irão seguir essa mesma linha de valores. Além disso, também será preciso considerar uma taxa fixa de 0,38% pelo valor liberado, conhecido também como IOF adicional, que será pago uma única vez. E esse valor é somado com a alíquota diária, também chamado de IOF básico.

E o valor do IOF de financiamento é o mesmo praticado em cheques especiais, quando se tem um valor negativo em conta corrente, e assim como os empréstimos consignados, rotativo do cartão e crédito pessoal.

É bom falar que nos financiamentos habitacionais, o tomador de crédito é isento da cobrança do IOF. Mas, na hora da compra de imóveis não residenciais, a cobrança é feita da mesma forma.

O IOF parece um pouco irrelevante diante dos juros e impostos que são aplicados no valor total do seu financiamento, mas, por ser calculado diariamente, é um imposto que pode impactar de forma bem relevante no seu valor final do financiamento.

Impostos
Impostos. Foto: Canva

Como faço o cálculo do IOF de financiamento e empréstimos?

O IOF só vai incidir sobre o financiamento ou empréstimo nos próximos 365 dias, que serão somente contados quando a instituição financeira liberar o crédito total. Mas, como faço para fazer o cálculo do IOF de financiamento. Supondo que foi realizado um financiamento de 20 mil reais por uma pessoa física, e que tenha um prazo de até 300 duas para o pagamento. A conta do IOF de financiamento vai ficar assim:

  • O IOF adicional – 20.000 x 0,38% = 76 reais.
  • IOF Básico – 20.000 x 300 x 0,0082% – 492 reais.
  • IOF do financiamento total – 76 + 492 = 592 reais.

Vamos dar um exemplo de um financiamento ou empréstimo com uma condição de pagamento maior, 500 dias:

  • O IOF adicional – 76 reais.
  • IOF Básico – 20.000 x 500 x 0,0082% – 820 reais.
  • IOF do financiamento total – 76 + 820 = 896 reais.

E nesse outro caso, como o tempo de pagamento passa o 1 ano de cobrança do imposto e o valor final é maior que 3%, também definido como limite nessa categoria, e o valor real e total do IOF que o financiador vai pagar será de 3% de 20 mil reais, que é 600 reais.

E aí, Gostou?

E então, entendeu mais sobre IOF de financiamento e como ele funciona? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse artigo e caso tenha gostado, não deixe de votar em nossas estrelinhas que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Existe alguma forma de isenção do IOF de financiamento?

Não existe isenção do IOF para financiamentos, mas existem algumas situações em que o IOF é reduzido, como por exemplo, para operações de crédito utilizadas para pagamento de impostos e tributos.

O que é IOF de financiamento?

O IOF é o Imposto sobre Operações de Financiamento, que é um tributo que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro, entre outros. Ele é calculado sobre o valor total das operações e é cobrado na data do vencimento.
O IOF foi criado para financiar a Seguridade Social e é recolhido pelas instituições financeiras que realizam as operações de crédito, câmbio e seguro.

Como funciona o IOF de financiamento?

O IOF é o Imposto sobre Operações de Financiamento, que é um tributo cobrado em operações de financiamento, como empréstimos ou financiamentos.
O IOF é calculado sobre o valor total da operação e é cobrado à vista ou a prazo. Sua alíquota pode variar de 0,38% a 6,38%, dependendo do tipo de operação e do prazo de financiamento.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *