O Que é Seguro Prestamista? Entenda tudo sobre esse seguro!

O mundo do seguro tem alguns termos e produtos que não são tão simples para entender logo de primeira. Por exemplo é o seguro Prestamista, pode parecer até meio complicado. Mas, na verdade, o seu significado é bem simples. E se você quer entender melhor sobre o que é seguro prestamista, e todos os detalhes desse seguro continue a acompanhar esse artigo do Agora Dinheiro e entenda tudo o que você precisa saber!

O que é seguro prestamista?

O seguro prestamista se refere a prestação, empréstimo e parcelamento de compras e tem o objetivo de garantir o pagamento de prestação, caso os clientes não consigam pagar a dívida, desde que seja decorrente de riscos cobertos.

Assim, caso a pessoa esteja inadimplente e fez um empréstimo, e os valores serão pagos pelo próprio seguro ao credor, caso o evento esteja coberto, conforme as coberturas contratadas na apólice do seguro. Agora que você entendeu o que é seguro prestamista, vamos continuar o artigo e falar mais sobre. Continue a acompanhar!

O Que é Seguro Prestamista?
O Que é Seguro Prestamista? Foto: SindsegSP

Como que funciona o seguro prestamista?

O seguro prestamista garante o pagamento de prestações ou o saldo devedor do financiamento ou empréstimo. Exemplo, você fez um empréstimo pessoal em uma financeira qualquer, e antes de terminar de pagar todas as suas parcelas, você fica desempregado. Caso você tenha esse seguro, você vai garantir que o pagamento das parcelas seja efetuado, conforme está previsto no contrato.

Quem normalmente contrata o seguro prestamista?

Normalmente, esse tipo de seguro é contratado por quem faz:

  • Empréstimos consignados.
  • Financiamentos.
  • Cartão de crédito.
  • Cheque especial.
  • Consórcio.
  • Carnê de compras parceladas. E outros.
O Que é Seguro Prestamista?
O Que é Seguro Prestamista? Foto: Agência de notícia da indústria

O que o seguro prestamista cobre?

De forma geral, esse seguro protege eventos onde o segurado não consiga arcar com o pagamento parcial ou total das suas parcelas. De forma geral, ele cobre:

  • Morte ou um acidente natural – Garante o pagamento do seu saldo parcial ou total da inadimplência, no caso de morte.
  • Perda de renda – Cobre quem tem o seguro, e quem ficou desempregado em regime CLT, e oferece uma indenização em casos de demissão involuntária.
  • Invalidez – Esse garante a indenização em casos em que você sofra algum acidente e se torne inválido.
  • Perda de renda – Esse é mais voltado a profissionais liberais ou autônomos. Esse oferece uma indenização nos casos de incapacidade.

Existem casos de empréstimos consignados de convênios públicos. E nesse caso o seguro prestamista cobre invalidez e mortes.

Qual valor do seguro prestamista?

O custo do seguro prestamista é definido, de forma usual, por um percentual sobre o valor da dívida, e é conhecido como prêmio do seguro. Alguns dos outros fatores que fazem alterar o valor do seguro prestamista, é a idade do seguro e o número de parcelas da sua dívida.

De forma geral, é um seguro que em geral, tem um baixo custo e acaba a se tornar bem atraente a quem faz o contrato.

O valor do seguro pode ser pago de uma vez só. Caso você termine de pagar o seu financiamento ou empréstimo de forma antecipada do início indicado na apólice, é ainda possível cancelar o seu seguro, e dependendo do tipo de seguro, é possível que a empresa devolva o valor proporcional ao que não foi utilizado.

O Que é Seguro Prestamista?
O Que é Seguro Prestamista? Foto: Canva

Como acionar o seguro prestamista em caso de sinistro?

O seguro prestamista pode ser acionado a qualquer momento em casos de sinistro, enquanto o prazo de vigência do seguro esteja em vigor ainda. Lembrando ainda que todas as assistências e coberturas precisar estar previstas no contrato.

De forma geral, a vigência do seguro corresponde a vigência do contrato de empréstimo ou financiamento. Mas, de forma geral é bom verificar essa informação com o corretor de seguros com o qual você fez a contratação.

Para que esse seguro prestamista seja acionado, é necessário que quem contratou o seguro ou ainda, algum familiar entre em contato com a seguradora ou corretora de seguros responsável, e faça o pedido.

E os documentos que você precisa apresentar para o seguro, vai depender do tipo de ocorrência a ser acionada. E no caso de desemprego, por exemplo, os documentos que precisam ser apresentados estão descritos nas condições do seguro contratado.

E em casos de morte, quem deve acionar o seguro é o familiar indicado como o beneficiário do contrato. E quem recebe o benefício precisa mostrar a documentação para que receba essa indenização, e dessa forma, a dívida seja paga de forma parcial ou total, dependendo do contrato.

Conclusão

O seguro prestamista garante que você tenha uma maior tranquilidade para buscar crédito para realizar seus sonhos.

Mesmo sendo uma garantia, é preciso ficar atento às condições gerais do contrato do seguro para garantir uma apólice confiável e que atenda às suas necessidades. É no contrato que vai estar especificadas nas informações do seguro contratado, as garantias e coberturas, e os canais de atendimento e seus direitos e deveres.

E o seguro prestamista é a forma mais segura para garantir a proteção do seu financiamento ou empréstimo. Caso aconteça algum imprevisto, sua família e você podem ficar tranquilos, com seus bolsos protegidos e sem mais complicações.

O Que é Seguro Prestamista?

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre o que é seguro Prestamista? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentários.

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O Que é Seguro Prestamista?

Seguro prestamista é um seguro que protege o empréstimo de uma pessoa em caso de incapacidade ou morte. O segurado pode ser qualquer pessoa que tome um empréstimo, incluindo estudantes, proprietários de imóveis e pequenos empresários. No entanto, os mutuários são os mais comuns. Os seguradores oferecem diferentes tipos de coberturas de seguro prestamista. A cobertura básica é a proteção do capital, que cobre o saldo do empréstimo em caso de morte do segurado. A cobertura adicional é a proteção da dívida, que cobre o montante total do empréstimo, juros e taxas, em caso de incapacidade do segurado.

Como funciona o seguro Prestamista?

Ao contratar um seguro prestamista, o cliente estará protegido contra eventuais imprevistos que possam ocorrer durante o pagamento de suas parcelas. Neste caso, a seguradora fica responsável pelo pagamento das parcelas em atraso, caso o cliente não possa cumpri-las por algum motivo. Este tipo de seguro é ideal para quem está contratando um empréstimo, pois garante que as parcelas serão pagas, mesmo em situações adversas. Além disso, o valor a ser pago pelo seguro é fixado no momento da contratação e não sofre alterações durante todo o período do empréstimo.

Quem pode receber o seguro prestamista?

Pessoas que tem contrato de carteira assinada CLT, e são demitidas sem justa causa, podem acionar o seguro prestamista para quitar dívidas. E claro, você precisa comprovar a demissão com documentos, como termo de rescisão, registro de carteira de trabalho ou outro solicitado pela companhia seguradora.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *