Pix é Seguro? O que é, como funciona, sistemas de segurança, vantagens e muito mais!

Muitas pessoas ainda têm receio de utilizar o Pix como forma de pagamento, e sempre se perguntam se o Pix é seguro de fato ou não. E é isso que vamos responder hoje!

Se você acompanha as novidades de pagamentos online, provavelmente já ouviu falar no Pix e até tenha usado. Essa é a última forma de pagamento rápida e instantânea feita pelo Banco Central, e já é a segunda forma de pagamento mais usada nas compras virtuais pelo Brasil. Mas, a dúvida sempre continua, será que o Pix é seguro? E isso que vamos ver no artigo de hoje do Agora Dinheiro. Confira a seguir!

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central do Brasil. Ele foi criado para aumentar a competitividade no mercado de pagamentos e reduzir as taxas cobradas pelas instituições financeiras. O Pix funciona de forma semelhante aos cartões de débito e crédito, mas é mais rápido e mais barato. Basta cadastrar uma chave de pagamento, como um CPF ou um e-mail, para começar a usar o Pix. O Pix também pode ser usado para transferências bancárias, pagamentos de contas e compras online.

Como funciona o Pix?

Para que você entenda se o Pix é seguro realmente ou não, primeira precisa entender como ele funciona. E para conseguir fazer a transferência via Pix, é necessário antes cadastrar uma chave, na sua instituição bancária de sua preferência. Essas são as chaves Pix.

E para que você receba os pagamentos é necessário ter essa chave, e as chaves pode ser cadastradas com os seguintes dados:

  • CPF.
  • CNPJ.
  • E-mail.
  • Número de celular.
  • Chave aleatória.

As chaves Pix servem para conseguir identificar a sua conta bancária. E para conseguir enviar um Pix será necessário informar alguma dessas chaves. E não é possível adicionar chaves iguais em bancos diferentes, cada instituição precisa ter uma chave Pix diferente.

Pix
Pix é seguro. Foto: Techmundo

Qual o sistema de segurança do Pix?

O Pix tem vários mecanismos de segurança, e agora vamos falar os principais deles. Confira:

Identificação do usuário

Qualquer transferência via Pix, não importa qual celular você esteja usando, é obrigatório a confirmação de identidade. Seja na senha numérica, biometria ou reconhecimento facial. Ou seja, para que a transação seja feita, o próprio usuário precisa confirmar e validar a transação.

Criptografia de dados

Qualquer transferência feita via Pix passa pelo sistema do Banco Central, onde tem um outro sistema de criptografia de dados. E essa tecnologia vai assegurar todas as informações que irão mascarar todas as informações reais, evitando dessa forma a exposição das pessoas, como o CPF, nome, e-mail, valores transferidos etc.

Segurança de dados
Pix é Seguro? Foto: Pixabay

Mecanismos antifraude

Todos os aplicativos de pagamentos irão contar com um sistema antifraude. Ou seja, quando acontecer qualquer tipo de movimentação suspeita, as transações dessa conta irão ser bloqueadas.

Serviço de proteção

As informações do Pix também são armazenadas no diretório de identificadores de contas transacionais, de forma geral é um banco de dados que vai proteger os usuários de vazamentos ou varreduras de informações.

E a partir do momento que qualquer transação é identificada como errada/fraude, a pessoa que está tentando fazer o golpe é notificada pelo DICT.

Como pagar suas contas de casa com cartão de crédito!

Limite de transferência

E por fim, no sistema do Pix você consegue escolher um limite no valor de transferência. Esse ajuste de limite pode ser feito diretamente pelo aplicativo do seu banco.

Vantagens do Pix

Veja uma lista de benefícios quando você faz a utilização do Pix:

Rápido e facilitador de pagamento

O Pix chegou para facilitar o pagamento, e por isso, tanto as lojas físicas e virtuais já adotarão esse sistema de pagamento, que você paga em tempo real. E em questão de segundos o valor é transferido para a conta bancária da pessoa que irá receber o dinheiro.

Está disponível 24/7

Antigamente, o TED e DOC não funcionavam finais de semana ou feriados, somente em dias úteis. E com a chegada do Pix isso acabou, você pode transferir de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, sábado, domingo, feriado, a qualquer hora e qualquer dia.

Consegue desconto em compras

Muitas lojas acabam dando um desconto para quem quer pagar no Pix, o que pode ser muito bom para você e para o lojista, já que ele recebe o dinheiro instantaneamente.

Consegue fazer pelo celular

O Pix foi feito pensando no celular. Você tem tudo nas suas mãos, só vai precisar ter uma conta em qualquer banco, seja digital ou tradicional e ter o dinheiro em conta.

Transferência pelo celular
Pix é seguro? Foto: Foregon

Desvantagens do Pix

E como qualquer outro sistema de pagamento também tem seus pontos negativo. Veja a seguir quais são eles:

Não existe estorno

Você precisa prestar muita atenção na hora de fazer a sua transferência, já que a partir do momento que você envia um Pix, não tem como voltar mais atrás. Ou seja, se por acaso você digitou um número errado na hora de escrever a chave Pix, e fez o envio, não terá mais como voltar a transferência. A não ser que você consiga falar com a pessoa e peça para que ela devolva o dinheiro, mas isso já é um processo mais complicado.

Precisa de internet

Seria ótimo conseguir fazer Pix sem internet, mas essa função ainda não é possível. Então, você ainda vai precisar ter wi-fi ou dados moveis em seu celular para realizar a transferência do Pix.

Aprenda a como fazer um Pix com cartão de crédito! Passo a passo.

Pix é seguro mesmo?

Sim, o Pix é seguro! Já que, além de compartilhar poucas informações sensíveis durante essa transferência, todo esse processo está sendo monitorado pelo Banco Central, por meio do sistema de pagamento instantâneo.

E a outra coisa que garante que o Pix é seguro é a constância de aprimoramento quando estamos falando nessa forma de pagamento instantâneo. E uma outra forma de segurança que foi tomada é que em caso de suspeita de fraude o Pix será bloqueado por até 72 horas.

Como se prevenir de golpes do Pix?

O Pix é seguro como já vimos ao longo do artigo, mas ainda tem algumas dicas que podemos dar para você não cair em golpes. Veja a seguir:

  1. Quando cadastrar suas chaves Pix com os dados pessoais, cadastre em instituições que você realmente confia.
  2. De preferência, sempre use chaves aleatórias, assim você tem uma maior segurança.
  3. Nunca acesse links que prometem coisas boas demais para ser verdade! Como Bug do Pix que dobra o valor recebido, por exemplo.
  4. Antes de fazer qualquer transferência, confirme todas as informações.
  5. Nunca fornece senhas ou tokens fora da sua instituição financeira.
https://www.youtube.com/watch?v=2iBKRm-46WM

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender mais sobre o Pix? Agora sabemos que o Pix é seguro de fato! E caso tenha ainda ficado alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui abaixo nos comentários.

E se esse artigo te ajudou, e caso tenha gostado dele, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quais são as vantagens de utilizar o Pix?

Maior facilidade na hora do pagamento, funciona 24/7, é rápido, pode ser usado tanto em lojas físicas ou em lojas online, muitas lojas dão desconto ao pagar pelo Pix, chaves exclusivas para cada pessoa ou empresa. E o Pix é seguro realmente!

Quais as Desvantagens do Pix?

Caso você envie a transferência para a conta errada, e você não conheça a pessoa, será difícil de ter o valor de novo na sua conta, já que não é possível ter o estorno do valor, e a transação não pode ser feita de forma offline.

Pix é seguro mesmo?

Sim, o Banco Central afirma que o Pix é seguro assim como as antigas formas de pagamento, como o TED e DOC.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *