Tipos de Investimento: Veja 5 opções para começar hoje!

Você quer conhecer mais sobre quais são alguns dos tipos de investimento e saber qual seria a melhor opção para você começar? Então, fique ligado nesse artigo do Agora Dinheiro e entenda melhor sobre o assunto! Acompanhe.

Quem um bom empreendedor sabe gerir bem seu capital, todos já sabemos. Mas, ficamos em dúvida, se todos entendem como fazer novas formas de conseguir valorizar mais ainda o capital. E quando falamos em valorização do capital, falamos sobre os tipos de investimento.

E nos dias de hoje sabemos que não adianta deixar seu dinheiro jogado na poupança, já que é a mesma coisa que rasgar o seu dinheiro a longo prazo. E por isso, você precisa criar boas formas do seu dinheiro trabalhar para você para o longo prazo. Igual a um funcionário de uma empresa.

E a parte boa é que o mercado de investimentos está cada vez mais acessível e fácil de conseguir começar a investir. E por isso, vamos te mostrar quais são alguns dos tipos de investimento para você colocar seu dinheiro trabalhar para você. Acompanhe a seguir!

Tipos de investimento: Quais são os principais?

Durante anos aqui no Brasil, a população foi induzida a acreditar que deixar o dinheiro na poupança era a melhor opção que existe, hoje já podemos observar que na verdade atualmente é a pior opção que existe. E que a longo prazo você vai perder todo o seu dinheiro para a inflação e vai perder toda a oportunidade de estar multiplicando seu capital e várias vezes.

Como comentamos, o rendimento da poupança não consegue acompanhar nem a inflação do país, ou seja, quando você tirar o dinheiro que está aplicado, é bem provável que ele se desvalorizou durante o passar dos anos ao invés de ter valorizado.

A forma mais simples de explicar isso é que, o preço de produtos, serviços do mercado crescem cada vez mais, e crescem mais que a rentabilidade da poupança, e por isso seu dinheiro está sendo desvalorizado em relação aos preços do mercado. E por isso, vamos trazer quais os principais tipos de investimento que existem. Confira!

Tipos de Investimento
Tipos de Investimento. Foto: Oul Economia

Tesouro Direto

Esse é um dos tipos de investimento mais básicos e iniciais conhecidos hoje em dia. O Tesouro Direto é um programa feito pelo Governo que possibilita com que todas as pessoas físicas consigam fazer negócios com títulos públicos, de uma maneira muito simples e totalmente online.

Esse investimento funciona de uma forma bem simples, basicamente você vai emprestar dinheiro ao governo, e ele vai te devolver com os juros acrescidos, e dessa forma você tem uma valorização do seu capital.

E esse investimento tem uma data de vencimento determinada, e quando chegar essa data, o governo vai te devolver o seu dinheiro.

O Tesouro Direto é considerado uma das formas de investimentos mais seguras do mercado, justamente por conta do emissor ser o governo federal. Mesmo que o governo não seja uma entidade confiável, é preciso entender que para um governo quebrar é bem complicado.

Tipos de Investimento
Tipos de Investimento – Tesouro Direto. Foto: Tesouro Direto

CDB

O CDB, ou Certificado de Deposito Bancário é uma alternativa de investimento parecido com o Tesouro Direto. Com a diferença que quem emite o título são os bancos e não o governo.

De forma prática você está emprestando dinheiro para um banco por um tempo pré-determinado. E no final desse empréstimo, o banco te devolve o valor que você tinha emprestado, junto com o acréscimo dos juros.

Da mesma forma que o Tesouro Direto, o CDB também está entre os investimentos seguros, já que ele é protegido pela pelo FGC (Fundo garantidor de crédito), o mesmo órgão que é responsável por proteger a poupança.

CDB
Tipos de Investimento – CDB. Foto: Edital concursos

LCI e LCA

Assim como o CDB e o Tesouro Direto, o LCI e o LCA são investimento de renda fixa. Isso quer dizer que são aplicações que você pode conhecer ou prever a rentabilidade dos títulos, antes de realizar as operações.

Assim como o CDB, o LCI e o LCA são títulos emitidos por instituições financeiras e bancos. E essa captação dos recursos servem para que sejam utilizados nos setores do Agronegócio e no setor imobiliário.

E assim como os outros, o FGC também toma conta da segurança desses tipos de investimento, garantindo total cobertura, ou parcial caso aconteça algum problema com a emissora dos títulos.

E a grande diferença, que é uma grande vantagem em cima dos outros investimentos que citamos, é que os LCIs e os LCAs são isentos de Imposto de Renda e IOF para as pessoas físicas.

LCI e LCA
Tipos de Investimento – LCI e LCA. Foto: BTG Pactual

Ações

Você provavelmente já escutou tocar no assunto sobre investimentos em ações de uma empresa. Os investimentos em ações é uma das formas principais de você colocar seu dinheiro para render, e deve ser considerado uma grande alternativa para as pessoas que querem ter maiores retornos para a sua grana, mas em compensação é extremamente mais arriscado se você não souber o que está fazendo.

De forma geral, as ações são frações de uma empresa. Então, você compra a ação de uma empresa e se torna sócio da mesma. Com isso, você consegue ter lucros com a valorização ou venda da ação da empresa que você comprou, ou ainda com s pagamento de dividendos, que é o compartilhamento do lucro entre todos os acionistas.

As ações podem ser negociadas diretamente pela internet, em uma corretora de investimentos que você preferir. E tudo é feito pela Bolsa de valores, que basicamente é onde é o ponto de encontro entre quem quer comprar e vender suas ações das empresas.

E diferente das três anteriores que mostramos para você, o investimento em ações de uma empresa, não é considerado uma renda fixa, e sim uma renda variável, e por esse motivo também é considerado um investimento bem mais perigoso. Já esse mercado é bem mais volátil, de certa forma que é impossível garantir que aquela empresa vai se valorizar.

Veja um passo a passo completo de como começar a investir em ações!

Ou seja, investir nesse tipo de alternativa pode trazer rendimentos muito acima do esperado quando comparamos a renda fixa. Mas, como cometamos, é preciso tomar bastante cuidado com o que você está fazendo, já assim como pode valorizar muito, pode desvalorizar muito também e dessa forma você acabe perdendo seu dinheiro. Por isso, estude bastante antes de entrar para esse mercado!

Empresas de Investimentos
Tipos de Investimento – Ações. Foto: Canva

Fundos de investimentos

Fundo de investimento é basicamente uma maneira geral de aplicar o seu dinheiro. De forma geral e simples, fundos de investimentos é uma forma de reunir o dinheiro de muitas pessoas, que no caso são os cotistas, para ser aplicado em um investimento.

Esse tipo de investimento, pode ser bom para as pessoas que consideram que não tem tanto tempo para ficar operando no mercado financeiro. Já que quando você escolhe essa opção, você colocará seu dinheiro sob responsabilidade de um gestor do fundo, no qual ficará encarregado de fazer as aplicações e acompanhar todo o mercado.

Como começar a investir?

Agora que te mostramos alguns tipos de investimento que podem trazer boa rentabilidade para você, vamos também falar um pouco mais de como começar a investir.

E a primeira coisa que você precisa entender, e que muita gente acha que não é verdade, é que você não precisa de muito dinheiro para começar. Hoje existem corretoras que permitem você começar a investir com apenas R$1,00.

Antes era bem mais complicado para fazer isso, já que existiam poucas empresas para fazer a intermediação de todo esse processo, e por conta da popularização desse mercado, começaram a surgir mais empresas que fazem isso, e dessa forma o custo por operação também foi abaixando com o tempo. E agora siga os passos para começar a investir hoje mesmo!

Veja quais são os melhores investimentos para iniciantes para você começar hoje mesmo!

Faça um planejamento

Antes de você fazer qualquer investimento, você precisa fazer um bom planejamento, definindo com você mesmo os seus principais objetivos e qual será o capital que você quer aplicar. Assim, você vai conseguir escolher as melhores alternativas para começar.

Reserva de emergência

Ter a sua reserva de emergência é uma das principais tarefas iniciais, não somente para os investimentos, mas para qualquer pessoa. Basicamente, esse dinheiro serve para garantir que você tenha dinheiro para caso alguma emergência acontecer, como por exemplo, um acidente, uma doença, desemprego, carro roubado etc. Dessa forma você não precisa tirar dinheiro dos seus investimentos para cobrir esse rombo.

E quando você tiver a sua reserva ficará bem mais fácil e tranquilo para começar a investir. E o valor que você pode ter da sua reserva vai variar muito do seu emprego por exemplo, mas a regra é de 6 a 12 meses do valor total dos seus gastos mensais.

Abra conta na corretora

A recomendação é que você encontre uma corretora confiável, e que disponibilize as informações de uma forma clara e descomplicada. E de preferência sempre para as corretoras que não cobrem taxa de corretagem.

Escolher o melhor investimento

Agora você conhece mais sobre os tipos de investimento e já sabe por onde iniciar as análises e a hora de fazer a escolha da melhor alternativa para você. E a partir de agora, é primordial estudar o mercado e ter certeza que esse investimento que você escolheu está de acordo com seu planejamento.

Investir e acompanhar

Depois de escolher o investimento, basta acompanhar o desempenho dele. Se você quis escolher investir em uma ação para o longo prazo, por consequência, e por acreditar naquele investimento, não será necessário tanto esforço para conseguir acompanhar.

Tipos de Investimento!

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre os tipos de investimento, e quais seria o ideal para você? Coloque aqui nos comentários qual você investiria primeiro!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é uma ação?

Uma ação da bolsa de valores é um título que representa uma fração do capital social de uma empresa que está listada na bolsa. As ações são negociadas entre investidores através de corretoras autorizadas. Cada ação tem um preço, que pode variar ao longo do dia de negociação. O preço das ações é determinado pelas forças de oferta e demanda no mercado. As ações são consideradas ativos financeiros e, portanto, sujeitas às flutuações do mercado.

O que é investimento?

O investimento é a aplicação de recursos financeiros em ativos para obter um retorno esperado. E existem muitos tipos de investimento, e tem o objetivo de obter renda ou valorização patrimonial. A renda é o retorno obtido pelo investimento, podendo ser em forma de juros, aluguéis ou outros. A valorização patrimonial acontece quando o ativo vendido está valendo mais do que quando foi comprado.

Existem quantos tipos de investimento?

Existem muitos tipos de investimento atualmente, desde a renda fixa até a renda variável.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *