Acompanhe tudo aqui nesse Web Stories a seguir!
Open Banking significa banco aberto. Isso quer dizer que o cliente terá maior controle de seus dados e poderá levá-los ou compartilhá-los com a instituição financeiras.
Segundo o Banco Central, eles visam aumentar a competitividade entre as instituições financeiras, e trazer maiores benefícios aos usuários.
Se o cliente quiser que o banco A, no qual tem conta, compartilhe dados dele com a Fintech B, ele precisa iniciar o processo na instituição que vai receber os dados.
Ou seja, deve solicitar o compartilhamento à Fintech B que vai avisar o banco A, que o cliente solicitou os dados. Depois o banco A, vai confirmar com o cliente se ele realmente solicitou a liberação.
Se o cliente confirmar e der seu consentimento, o banco A transmite a informação para a Fintech. É parecido com o procedimento adotado na portabilidade de crédito.
Se você quiser pedir um empréstimo no banco B, onde você ainda não tem ou abriu recentemente uma conta.
Para pedir o empréstimo será burocrático e pode ser que você não consiga, pois o banco B não detém seu histórico e não sabe como eram suas transações financeiras.
Agora você já está por dentro do que é o Open Banking e como funciona. E caso você queira saber mais sobre, acompanhe o Agora Dinheiro!
Veja os conteúdos relacionados do Agora Dinheiro: