Acompanhe tudo no Web Stories a seguir!
Muito se fala em educação financeira e dos passos para alcançar a organização. Mas, não é fácil fazer essa organização. Existem diversas dificuldades principalmente para quem nunca tentou!
O primeiro passo bem importante é conhecer sua renda real. Por isso, você precisa ter em mente seu salário líquido, ou seja, o valor que você recebe todos os meses, após descontos.
Liste todos os seus custos fixos, sejam os de mesmo valor ou aqueles que mudam pouco, exemplo: Luz, água, internet, telefone etc.
Quando você separa gastos em categorias, fica mais fácil de ver onde sai mais dinheiro seu, como: Gastando menos com Uber, economizar no IFood do final de semana etc.
Evitar comprar coisas por impulso é outra coisa que precisa ser feita. Faça uma lista de desejos e de prioridades para cada um, em longo prazo e curto prazo.
Defina um valor máximo por mês que pode ser pago para cada tipo de despesa. E as categorias anteriores que você criou serão bem úteis aqui!
Se você não tem dívidas, você está a frente de mais de 70% dos brasileiros. Mas, se você possui, essa vai ser a primeira coisa que você precisa resolver!
Você pode definir uma quantia mensal para guardar. Uma forma de fazer é, ao receber o salário, já separe a parte do dinheiro que vai ser guardada.
Agora você sabe dicas de cuidado com o seu planejamento financeiro! E se você quer mais como essa, arraste para cima e confira o site do Agora Dinheiro!