Acompanhe tudo no Web Stories a seguir!
Veja a seguir os tipos de golpe do Pix que foram identificados pela polícia e pelo Banco Central que são aplicados nas pessoas.
Esse a pessoa recebe e-mails, SMS ou mensagem nas redes sociais em nome de falsas instituições financeiras. Elas convidam a pessoa cadastrar chaves Pix para ativar pagamentos.
Ao clicar no link enviado, os anúncios levam para sites falsos, com layout igual ao de bancos conhecidos. Nessa página é pedido os dados pessoais, e o golpista acaba tendo acesso a essas informações.
A recomendação para identificar esse tipo de golpe do Pix é estar atento para o procedimento adotada pela instituição financeira.
O criminoso vai até o estabelecimento, envia o comprovante falso pelo WhatsApp ou mostra pessoalmente, e o comprovante é igual o gerado pelo banco, mas falso.
Para evitar esse golpe, você precisa ficar atento a instantaneidade da operação do Pix, a transferência tem de ser feita na hora. Não aceite agendamento de Pix.
E adicione as notificações nos aplicativos dos bancos. Desconfie caso você tenha recebido o comprovante, mas a notificação não tenha chegado.
Agora você sabe mais sobre alguns golpes comuns do Pix! E se você quer mais como essa, arraste para cima e confira o site do Agora Dinheiro!
Veja os conteúdos relacionados do Agora Dinheiro: