Acompanhe tudo no Web Stories a seguir!
As diferenças entre o MEI e o Simples Nacional são um pouco chatinhas. Isso porque o MEI é uma modalidade do Simples Nacional, que engloba um pedaço da empresa, veja a seguir.
CNPJ com faturamento de até R$81 mil, empresário individual, com atividades especificas. Já as outras empresas, como as microempresas e empresas pequenas, são chamadas de “Simples Nacional”.
Essa categoria foi feita em 2008 para regularizar pessoas que trabalham por conta própria e querem mais formalização das suas atividades, conhecidos como autônomos.
Existem uma série de vantagens, entre elas a abertura do CNPJ gratuita, empresa não precisa de contabilidade mensal e guia de impostos não aumento conforto o faturamento cresça.
Mas, existem limitações como, faturamento de até R$81 mil por ano, não pode participar de outra empresa como sócio, ADM ou titular, no máximo um empregado etc.
O Simples nacional tem o regime tributário simplificado que garante a micro e pequenas empresas alíquotas mais baixas, recolhimento em guia única, menos burocracia.
Aqui a empresa paga imposto de acordo com o faturamento, sendo que a alíquota varia de acordo com a atividade executada e com a faixa de faturamento.
Agora você sabe a diferença de ser MEI e Simples Nacional! E se você quer mais como essa, de uma olhada no site do Agora Dinheiro!
Veja os conteúdos relacionados do Agora Dinheiro: