Acompanhe tudo no Web Stories a seguir!
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. E sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.
E na prática, entre suas funcionalidades, ele permite fazer transferências em até 10 segundos, sendo que transações podem acontecer 24 horas, em todos os dias do ano!
A principal característica do Pix é que ele é instantâneo, não importa a hora e o dia, se você enviar vai chegar na conta da pessoa. Já o TED e DOC não são assim!
As chaves Pix são uma forma de identificar o dentro do sistema de pagamento. Funciona como um endereço da sua conta no sistema.
A chave Pix pode ser CPF, CNPJ, E-mail, Celular, e uma chave aleatória. São essas chaves que faz com que a pessoa que faz o pagamento via Pix transfira para a conta da outra pessoa digitando a chave.
Primeira coisa é ter uma conta corrente, poupança ou de pagamentos, em um banco ou Fintech. E o registro vai acontecer dentro da própria plataforma do banco.
Você vai escolher qual chave quer cadastrar, e o banco leva a informação ao Banco Central para finalizar o cadastro. Normalmente é enviado de alguma forma uma mensagem para confirmar o cadastro.
Segundo o BC, o Pix aumenta a velocidade dos pagamentos, e alavanca a competitividade e eficiência do mercado. E ainda abaixa o custo das transações e entre outras vantagens.
Agora você sabe mais como funciona o sistema do Pix! E se você quer mais como essa, arraste para cima e confira o site do Agora Dinheiro!
Veja os conteúdos relacionados do Agora Dinheiro: