Como investir dinheiro: Veja 13 Passos Para Você Começar Hoje!

Para saber como investir dinheiro você vai precisar se planejar. Definir objetivos de curto, médio e longo prazo, ter uma conta em uma corretora, conhecer os produtos do mercado financeiro e fazer uma boa carteira diversificado de investimentos.

E você quer aprender a como investir dinheiro? Então, continue a ler esse artigo e entenda como se planejar e veja os principais passos para você começar a entender como investir dinheiro hoje mesmo!

Como investir dinheiro agora mesmo!

Nesse artigo a seguir, vamos mostrar algumas dicas para que você consiga entender 100% de como investir dinheiro e ter boas escolhas na hora de investir. Veja a seguir as dicas de como investir dinheiro!

Faça um planejamento

Antes de você começar a investir dinheiro, você precisa ter a vida financeira mais em ordem. E o melhor caminho e fazer um bom planejamento financeiro.

Com isso você vai conseguir colocar suas dividas em ordem, construa uma reserva de emergência, tenha controle de seus gastos, e tenha um percentual da sua renda para investimentos.

Agora, você precisa definir seus investimentos para quem está investindo. Também não tem problemas de ter mais de uma meta para seus investimentos. E depois de seus objetivos definidos, você consegue alinha-los ao seu perfil de investidor e ao prazo dos investimentos.

Como investir dinheiro
Como investir dinheiro. Foto: Canva

Defina o seu perfil de investidor

Agora, você precisa definir seu perfil de investidor, que é uma determinação de grau de quão exposto a riscos você quer ficar.

No caso são os perfis: conservador, moderado e arrojado. E cada um deles varia de acordo com a característica da alocação da carteira. Por exemplo, os investidores mais conservadores vão aplicar seu dinheiro em investimentos menos arriscados.

E é claro, você não precisa necessariamente manter o perfil para sempre e existem diferenças entre as categorias. E quando se é mais novo, é natural que o perfil seja mais arrojado, pois caso perca algo ainda tem tempo para conseguir recuperar.

Abra a conta em uma corretora

E todos os investidores do mercado vão precisar ter uma conta ativa em uma corretora de valores. Já que é através dela que você vai conseguir fazer seus investimentos.

Hoje, por conta da tecnologia, você pode abrir uma conta e transferir os recursos para investir sem custos e sem sair de casa. Assim sendo, de preferências as corretoras modernas, digitais e que não cobrem taxa de corretagem.

Veja uma seleção das 9 melhores corretoras de investimentos!

Acumulação, multiplicação e preservação

De forma geral, a jornada do investidor será dividida em 3 partes principais, que são: acumulação, multiplicação e preservação. Se você investe de forma regular, no caminho do crescimento como investidor, você vai observar que cada etapa terá algumas características. São elas:

  1. Fase de acumulação – No começo do seu patrimônio é bem pequeno. E nessa fase é para começar a acumular. E de forma geral, os investidores ainda são jovens, e que buscam a diversificação para longo prazo. E por isso é muito importante começar o quanto antes.
  2. Fase de multiplicação – Aqui, com algum pouco patrimônio acumulado, você vai se encontrar para fazer seu dinheiro multiplicar.
  3. Preservação – E pelo fim, o objetivo é alcançar a independência financeira e começar a viver de renda dos seus investimentos. Perto da aposentadoria, ou já nela, você deverá trabalhar para conservar sua riqueza. Ou seja, correr risco nessa fase da vida começa a se tornar algo desnecessário.
Como investir dinheiro
Como investir dinheiro. Foto: Canva

Conheça os prazos dos investimentos

Depois, para você continuar a entender como investir dinheiro é começar a conhecer os prazos dos investimentos, se ele é de curto, médio ou longo prazo. Em alguns casos você pode levar o investimento para a vida toda, como as ações, ETFs, BDRs etc. Outras você pode somente guardar seu dinheiro em uma reserva de emergência, então você provável que não deixe esse dinheiro parado por muito tempo, e por isso você precisa de um investimento com baixo risco em com liquidez alta, como é o caso do Tesouro Direto, investimentos em CDI etc.

Relação Risco e Retorno

Quando você investir seu dinheiro, e começar a ter lucros reais você precisa entender o que é a relação risco X retorno. E alguns investimentos não necessariamente são ruins, eles podem não ser compatíveis com seu perfil de investidor e com seus objetivos.

Quer dizer, algumas das aplicações de renda fixa, por exemplo, vão render menos do que investir em ações, por exemplo, já que seu nível de risco é baixo.

Entenda o que é renda fixa e renda variável

E antes de começar a fazer a sua carteira de investimentos, é necessário que você saiba qual a diferença entre renda fixa e renda variável e quais produtos os dois englobam.

Depois de você começar a entender quais são os seus objetivos, perfil de investidor e prazo às alocações da sua carteira. Falando de outra forma, o seu portifólio terá mais investimentos de renda fixa, como é o caso dos CDBs, Tesouro Direito, LCIs, LCAs, e renda variável, como as ações, ETFs e BDRs, ou ambos.

Pense na sua carteira antes de investir

A próxima coisa é fazer o planejamento da sua carteira. Aqui é recomendado que você, investidor, pense antes de começar a comparar qualquer ação ou título de renda fixa.

Você tem que definir a porcentagem do seu patrimônio vai estar em cada grupo, de acordo com o que você definiu lá no começo, de acordo com seu perfil de investidor e objetivos.

Outra coisa, é você escolher dentro dos grupos de renda fixa e renda variável, quais são os ativos que você vai comprar, ou seja, quais ações, ETFs, CDBs, Fundos de investimentos você vai investir.

O recomendado é que você faça um “desenho” da sua carteira antes de começar a investir, já que assim você consegue planejar e tomar as decisões baseadas em sua estratégia para que você não fuja daquilo.

Não copie carteiras

Agora, quando você estiver fazendo o planejamento da sua carteira, é muito importante que você não copie a carteira de outra pessoa, já que o seu objetivo é diferente da outra pessoa.

Fora que, aquela pessoa que você está copiando pode estar fazendo uma estratégia que você ainda não conhece, e quando você copia aquele portifólio você pode acabar se frustrando e nem sabendo o motivo.

Diversifique e faça boas escolhas

Ainda na fase de elaboração do planejamento da sua carteira, de prioridade a diversificação dos ativos. Isso é uma forma de proteção do patrimônio.

Já que, quando você coloca todo o seu patrimônio em só um ativo, ou em um setor só, se caso aconteça daquele uma crise no ativo, ou setor, você não vai estar tão exposto e perder muito dinheiro.

Como investir dinheiro
Como investir dinheiro – Diversificação da carteira. Foto: Investir e Enriquecer

Veja a liquidez, taxas e impostos dos investimentos

Fora o prazo, é preciso estar atento a liquidez do investimento. Isso quer dizer o tempo que vai demorar para que você consiga resgatar a sua aplicação.

Boa parte dos investimentos tem liquidez diária, ou seja, você consegue tanto comprar como vender o ativo no mesmo dia, como é o caso do Tesouro Selic, ETFs, ações etc.

Alguns outros podem ter liquidez superior a um dia, como fundos de investimentos etc. Por isso, quando você investir, veja todo o regulamento do ativo para analisar se a liquidez faz sentido para você.

E por fim, veja as taxas cobradas que podem acabar impactando na sua aplicação. As mais comuns são as taxas de administração e performance. Fora que você precisa entender como vai funcionar o Imposto de renda e outros impostos que podem atrapalhar na sua aplicação.

Aporte sempre e foque em trabalhar

Para que você tenha sucesso em seus investimentos, também é necessário que você tenha o hábito de investir todo mês, e faça sua carteira crescer cada vez mais.

E a melhor coisa que você pode fazer é investir antes de gastar. Ou seja, invista assim que seu salário entrar, e não quando o dinheiro sobrar no fim do mês. Primeiro faça o investimento depois pague suas contas.

Assim você desenvolve a disciplina de investir e evita perder dinheiro que seria destinado aos seus investimentos. E claro, sempre tente fazer seus aportes crescerem.

No longo prazo isso faz toda a diferença por conta dos juros compostos. Se você fizer bons investimentos e de forma regular e sempre ir crescendo aquele investimento, por conta das taxas de juros paga a você, no futuro tente a ser maior que suas expectativas.

Faça reinvestimento de dividendos e acompanhe seus investimentos

E um dos fatores para que você cresça cada vez mais sua carteira e ganhe mais dinheiro a longo prazo, é reinvestir os dividendos e seus outros proventos. Então, quando você receber seus dividendos, reaplique-os nos ativos da sua carteira, comprando mais ações, comprando mais cotas de fundos imobiliários, comprar mais renda fixa ou outra que faça sentido para você e sempre seguindo a sua estratégia.

Como investir com pouco dinheiro?

Existem várias opções para investir com pouco dinheiro. Aqui estão algumas dicas:

  1. Invista em ações com pouco dinheiro: Existem muitas plataformas de negociação de ações que permitem que você compre ações com um pequeno investimento inicial. Você pode usar serviços das corretoras como a Rico, XP, Clear, NuInvest e outras.
  2. Invista em ETFs (fundos cotados em bolsa): ETFs são fundos que investem em uma variedade de ativos, como ações, títulos ou commodities. Eles são negociados em bolsa, o que significa que você pode comprar e vender facilmente durante o dia de negociação. Alguns ETFs têm taxas de administração muito baixas, o que significa que você pode investir com pouco dinheiro e ainda obter exposição a uma ampla gama de ativos.
  3. Invista em CDBs e LCIs/LCAs: CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e LCIs/LCAs (Letras de Crédito Imobiliário/Agrícola) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras. Eles geralmente oferecem rendimentos mais elevados do que a poupança e são considerados um investimento de baixo risco. Você pode encontrar CDBs e LCIs/LCAs com valores mínimos de investimento bastante baixos.
  4. Invista em títulos do Tesouro: Os títulos do Tesouro são emitidos pelo governo e oferecem rendimentos fixos. Você pode comprar títulos do Tesouro diretamente por meio do site do Tesouro Direto. O valor mínimo de investimento varia de acordo com o tipo de título, mas muitos títulos podem ser comprados a partir de R$30.

É importante lembrar que, independentemente da opção que você escolher, investir envolve riscos e é importante fazer sua própria pesquisa e entender os riscos

Entenda como investir dinheiro com pouco! Investimentos a partir de R$1,00!

Como investir em Criptomoedas?

Para investir em criptomoedas, você precisará:

  1. Escolher uma carteira de criptomoeda: Uma carteira de criptomoeda é um lugar seguro para armazenar suas moedas. Existem vários tipos de carteiras, incluindo carteiras de hardware (como o Ledger Nano), carteiras de software (como o Coinbase) e carteiras de papel (que são simplesmente um pedaço de papel com suas chaves privadas impressas). Escolha uma carteira que atenda às suas necessidades e ofereça segurança adequada.
  2. Escolha uma exchange: Uma exchange é um lugar onde você pode comprar e vender criptomoedas. Existem muitas exchanges disponíveis, cada uma com suas próprias taxas, opções de pagamento e seleção de moedas. Escolha uma exchange respeitável e segura.
  3. Compre suas criptomoedas: Depois de escolher sua carteira e exchange, é hora de comprar suas moedas. Você pode usar dinheiro, cartão de crédito ou débito ou uma transferência bancária para comprar suas moedas. Cada exchange tem suas próprias regras e métodos de pagamento, então verifique isso antes de fazer sua compra.
  4. Armazene suas criptomoedas de forma segura: Depois de comprar suas moedas, transfira-as para sua carteira para mantê-las em segurança. Não deixe suas moedas na exchange, pois elas podem ser hackeadas ou o negócio pode fechar e você perderá seu investimento.

É importante lembrar que o investimento em criptomoedas envolve riscos significativos e as flutuações de preço podem ser extremas. Certifique-se de entender os riscos e faça sua própria pesquisa antes de investir em qualquer criptomoeda.

Como investir dinheiro?

E aí, Gostou?

E então, você entendeu como investir dinheiro? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar a sua dúvida aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Por que saber como investir dinheiro?

Aumentar o patrimônio: Investir o dinheiro pode ajudá-lo a aumentar o seu patrimônio ao longo do tempo. Gerar renda passiva: Alguns tipos de investimentos, como aluguéis de imóveis ou títulos do Tesouro, podem gerar renda passiva para você. Proteger o valor da sua economia: Ao investir o dinheiro, você pode proteger o valor de sua economia contra a inflação. Alcançar objetivos financeiros a longo prazo: Investir o dinheiro também pode ajudá-lo a alcançar objetivos financeiros a longo prazo, como a aposentadoria ou a compra de uma casa.

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

Não existe um único investimento que seja o melhor para todas as pessoas. O que é melhor para você dependerá de vários fatores, como seu perfil de investimento, seus objetivos financeiros e seu nível de tolerância ao risco. Algumas opções comuns para quem tem pouco dinheiro incluem: Ações, ETFs, CDBs, LCIs, LCAs, títulos do tesouro etc.

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *