Como Investir em Criptomoedas 2022: Entenda o Passo a Passo para você entrar nesse mercado!

O mercado de criptomoedas nos últimos anos nunca esteve tão em alta, e se você quer começar a investir e quer saber como investir em criptomoedas e começar a diversificar a sua carteira esse é o primeiro passo!

A valorização dessas moedas digitais tem feito muitas pessoas começarem a entrar nesse mercado e tentar entender como investir em criptomoedas. E segundo dados do IBGE, mais de 4 milhões de brasileiros já colocaram dinheiro nesse mercado.

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais que usam uma nova tecnologia para que ela possa funcionar e que permite todas as negociações diretas entre as pessoas, sem ser necessário o uso de um banco ou qualquer outra instituição financeira.

Basicamente, essas transações são computadas e registradas todas no blockchain. E resumindo, a blockchain é como se fosse um livro onde tudo que é feito é registrado. Todas as transações são públicas, porém não tem como saber para quem foi a transação.

As criptos surgiram para serem um dinheiro virtual descentralizado, ou seja, não é necessário a existência de um governo ou alguma instituição financeira centralizada para tomar o controle sobre este ativo, emitindo novas moedas, por exemplo.

Como investir em criptomoedas
Bitcoin. Foto: Pixabay

Para que serve uma criptomoeda?

As criptomoedas têm a mesma finalidade que o dinheiro comum que estamos acostumados. Como por exemplo, um meio de troca, facilitando assim qualquer transação comercial, reserva de valor, para que seu dinheiro não perca valor no futuro por conta da inflação, por exemplo.

Quais são as principais criptomoedas do mercado atualmente?

Sem dúvidas, o Bitcoin é a principal criptomoeda e a mais famosa atualmente, mas existem pelo menos mais 14 mil diferentes disponíveis no mercado. As outras bastante conhecidas também são a Ethereum, Tether, BNB, XRP, Cardano, Solana e outras.

Miores Criptomoedas
Como investir em Criptomoedas. Foto: Reprodução

Como Investir em Criptomoedas?

Nos dias de hoje, depois da popularização maior das criptos, existem algumas maneiras de como investir em criptomoedas. Esse mercado está expandindo muito e cada vez mais está vinculado ao mercado tradicional da bolsa de valores.

Por exemplo, muitas corretoras hoje disponibilizam um ETF (Exchange Traded Funds) exclusivo de criptomoedas. Um desses índices é a Nasdaq Crypto Index (HASH11), esse é o principal ETF disponibilizado no mercado brasileiro. E basicamente esse índice é um mix de criptomoedas, entre elas estão o Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, Uniswap e outras.

Basicamente com um ETF você fica exposta a esse ativo, ou seja, caso os ativos digitais se desvalorizem o ETF também vai desvalorizar, mas muito menos em relação a você ter investido diretamente no Bitcoin, por exemplo.

Como investir em Criptomoedas diretamente?

Hoje, existem basicamente duas maneiras, uma mais fácil, outra mais difícil.

A mais difícil é por peer-to-peer, ou seja, negociar diretamente com outra pessoa sem interferência de terceiros, e a maneira mais fácil é através das corretoras de investimentos especializadas em criptomoedas, as chamadas exchanges.

Peer-to-Peer

Basicamente nesse sistema, a pessoa que está interessada em comprar, precisa entrar em contato com quem está interessado em vender, a partir daí, é feita a cotação e a quantidade de a pessoa que quer comprar. E aí, vai de o vendedor querer aceitar a transação ou não.

As vantagens de comprar cripto diretamente com outra pessoa é que é muito mais ágil e sem muitas taxas. Mas, como existem muitos golpes muitas pessoas acabam tendo um certo receio de fazer esse tipo de transferência.

Exchanges

As exchanges, ou corretoras de criptomoedas, são as responsáveis por intermediar negociações de criptomoedas num geral ao redor do mundo.

Basicamente, se você já comprou alguma ação na bolsa de valores, o processo se torna o mesmo. Você primeiramente, precisa achar a Exchange da sua preferência, as mais famosas hoje são a Binance, Mercado Bitcoin, Foxbit, NovaDax entre outras. Logo em seguida fazer o seu cadastro com seus dados, e abrir sua conta.

Depois basta fazer a transferência do Real para a Exchange, hoje muitas já aceitam Pix, e por fim, fazer a compra da sua criptomoeda.

Mas, onde eu guardo as minhas Criptomoedas?

Depois de fazer a sua compra de cripto, você precisa escolher um local para guardar elas. Hoje, existem duas maneiras de se fazer isso, a primeira, e extremamente menos segura, é deixando na corretora (Exchange) que você fez o investimento, e a outra, é em uma carteira virtual ou física, chamadas de Wallet.

Caso você queira você mesmo guardar suas criptos, existem alguns tipos de carteiras, são elas:

  • Os aplicativos de celular – Basicamente, esse jeito é o mais prático para o seu dia a dia, mas é bem menos seguro por ser conectado à internet.
  • Sites na internet – Essas carteiras não são ainda muito seguras, já que suas informações ficam guardadas no servidor da empresa.
  • Guardar no seu Desktop – Desse jeito, você vai instalar o programa da carteira no seu computador. Esse é um jeito bem mais seguro, combinado a programas de antivírus e firewall.
  • Carteira física – Essas são as chamadas “Cold Wallets”, é uma carteira física, que se assemelha a um pen drive. Essa é a forma mais segura atualmente de guardar suas criptos, já que todas as informações são guardadas nesse dispositivo, sem acesso a internet, junto com uma senha de acesso, mais a senha da sua carteira.

Resumindo, A carteira digital tem chaves privadas e chaves públicas. A senha pública é utilizada para que você consiga receber seus ativos diretamente na sua carteira. Já a chave privada é usada para conseguir validar suas transações.

Além do mais, toda vez que você faz uma carteira de criptomoedas, você vai receber a chave mestra, e sua senha é feita de 12 a 24 palavras e inglês. E essa sequência de palavras é a coisa mais importante e que você nunca deve perder, caso tenha algum ativo dentro da sua carteira. Ou seja, se você perder essa sequência de palavras, todos os ativos que estiverem dentro da sua carteira serão perdidos para sempre!

Dólar e Bitcoin
Nota de dólar e Bitcoin. Foto: Pixabay

Como investir em criptomoedas com segurança?

Agora você já sabe um pouco mais sobre as criptos, e podemos falar sobre como você consegue fazer seus investimentos em cripto de forma mais segura.

Uma coisa que é necessário entender, que provavelmente, esses são os ativos mais voláteis do mercado que existem hoje, então vai existir um alto risco ao colocar dinheiro nas moedas. Porém, a bolsa de valores oferece os ETFs de criptomoedas, que faz com que tenha uma alternativa mais segura para se investir.

Mas antes de você tomar qualquer atitude e investir nesse tipo de ativo, entenda o seu perfil de investidor, estude bastante sobre o assunto, e veja se realmente se esse mercado é para você. Até porque, você pode colocar um valor alto em um dia e no outro estar zerado. Então analise bem antes de fazer qualquer coisa!

Qual a importância de diversificar quando for investir em criptomoedas?

Na prática podemos dizer que apostar todas as suas fichas em um só ativo pode ser muito perigoso, já que se ele cair, você pode perder tudo o que você já tem.

E quando olhamos para as possibilidades dentro da bolsa de valores, é possível encontrar várias alternativas de investimentos para diversificar sua carteira para não depender somente de um ativo exclusivo.

Ou seja, caso você seja um iniciante, é aconselhado que você invista diretamente no ETF de cripto que já está disponível na bolsa. Dessa forma você consegue investir em várias moedas ao mesmo tempo e balancear ainda mais a sua carteira com outros ativos!

Vale a pena aprender a como investir em criptomoedas?

Esse mercado das criptos está crescendo e cada vez ganhando mais adeptos, e é impossível de negar que esse pode ser o futuro econômico do mundo.

Porém, muitos investidores ainda têm receio de fazer seus investimentos nessa área, devido a volatilidade, as incertezas que circundam esse mercado, falta de experiência, ou ainda por não entender como esses ativos funcionam e até onde eles podem chegar. Mas, mesmo que você não queira investir nesses ativos, vale a pena aprender a como investir em criptomoedas.

Assim você já vai estar pronto para quando você quiser iniciar a sua trajetória nesse segmento, além de começar a entender melhor sobre esses ativos.

E aí, Gostou?

E aí, conseguiu entender a como investir em criptomoedas? Você já fez algum tipo de investimento nesse ativo? Conte um pouco do seu relato aqui abaixo nos comentários para o time do Agora Dinheiro!

E se você gostou desse conteúdo e gostaria que trouxéssemos mais, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você contribui para que a nossa equipe sempre traga mais conteúdo e que sejam cada vez melhores para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual o valor mínimo para começar a investir em criptomoedas?

Não existe um valor mínimo, isso basicamente vai depender da Exchange que você escolher. Mas hoje, o Nubank, por exemplo, entrega a possibilidade de começar a investir a partir de R$1,00.

Quais são as principais criptomoedas do mercado?

Hoje as principais criptos são o Bitcoin, Ethereum, BNB, Cardano, Solana, Dogecoin, USD Coin, Tether e outras.

Como Investir em criptomoedas?

Para você a aprender a como investir em criptomoedas, primeiro você precisa achar a sua Exchange de sua preferência, faça a sua conta, e logo em seguida já pode enviar dinheiro direto para ela e começar a fazer as suas compras dos seus ativos.

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *