Como Financiar Apartamento: Veja algumas dicas para te ajudar nesse processo!

Quem tem sonho de ter a casa própria sabe o quão difícil é pegar crédito para financiar apartamento ou casa. Mesmo você tendo tudo em mãos, é possível que você não seja aprovado.

Não basta você apenas ter a renda compatível com o valor da casa ou apartamento, mas também, além da sua comprovação de renda os bancos acabam usando outros critérios para conseguir liberar e financiar apartamento.

Um desses critérios é o score de crédito, e outros critérios. Também vai depender da vontade de quem está lhe atendendo naquele dia. Tudo varia, mas com algumas dicas que vamos passar você terá mais facilidade de financiar apartamento ou uma casa. Confira a seguir!

Vantagens de financiar apartamento

Muitas pessoas têm medo de assumir uma dívida grande e de longo prazo. Porém, muitas pessoas acabam tendo um sonho de ter a casa própria, além de outras vantagens. E só pelo fato de você estar acordando em uma casa que é sua, e ter a liberdade de fazer o que você quiser ali, seja em questão de decoração, reformas etc., já fica mais interessante a ideia.

Financiar Apartamento
Financiar Apartamento. Foto: Canva

Veja alguns outros benefícios a seguir de financiar apartamento ou casa.

Ter algo seu

Sem sombra de dúvidas esse é o principal benefício do financiamento é que a casa ou apartamento é seu. Além de você fugir do aluguel (não que o aluguel seja ruim, na verdade é muito bom), você vai realizar um investimento de construir seu patrimônio.

Possibilidade de usar o seu FGTS

O governo brasileiro permite a retirada do FGTS apenas em alguns casos, e a compra de um imóvel é um desses casos, desde que alguns requisitos sejam cumpridos. No caso, o FGTS pode servir como a entrada do seu imóvel fazendo com que você tenha prestações mais baixas.

Segurança na aquisição do imóvel

Mesmo que várias pessoas tenham receio de optar pelo financiamento, a compra do seu imóvel é uma forma bem segura de adquirir o seu bem. Já que, muitas vezes, você já está morando no apartamento ou casa, o que tem a possibilidade de condições facilitadas e eficazes.

Investimento para o futuro

Outra vantagem é investir em outros projetos pessoais. Enquanto uns deixam o sonho do apartamento para depois, você pode fazer o planejamento de comprar um carro novo, formar uma família, viajar, abrir um negócio etc.

E mesmo que sua intenção não seja vender o imóvel, com o tempo ele pode ir valorizando. Mas é necessário calcular bem o valor final da casa ou apartamento com o acréscimo dos juros.

Como Financiar um Apartamento

Agora que você já sabe de algumas vantagens de ter seu imóvel próprio, está na hora de entender como dar continuidade a isso. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas importantes para facilitar e ajudar você a entender como funciona esse processo e para evitar erros durantes essa aquisição.

Faça uma simulação

Financiar apartamento ou qualquer imóvel fica mais simples e você entende melhor quando você faz essa simulação logo no início. Isso acontece quando uma família gosta muito do apartamento, faz a negociação e se frustra mesmo assim. E o problema é a questão da verificação das condições do financiamento.

Algumas das cláusulas do contrato podem complicar o fechamento do negócio. Solicite também o envio da proposta conforme sua renda e capacidade de pagar.

Muitas das empresas você pode ir à internet e fazer a simulação diretamente por lá e para que você economize seu tempo, e podendo ser mais vantajoso para seu bolso.

Como Financiar Apartamento
Como Financiar Apartamento. Foto: InfoMoney

Veja se o imóvel pode ser financiado

Pensando no programa Casa Verde e Amarela, que foi substituído pelo Minha Casa Minha Vida, todos eles podem ser comprados com financiamento, dessa forma, a tranquilidade de morar no seu apartamento está a seu alcance.

O programa Casa Verde e Amarela é uma boa alternativa para quem quer um financiamento com condições melhores. Já que esse programa te deixe ter juros menores em relação aos outros créditos e com prazos de pagamentos maiores também.

Além disso, se lembre que toda a linha de crédito determina um valor máximo para ser financiado o imóvel conforme sua renda mensal, já que as parcelas não podem ultrapassar 30% da sua renda.

Preencha a proposta

Depois de você definir o valor do financiamento, verifique as condições do imóvel e se ele se enquadra nos padrões do financiamento. Você precisa enviar o projeto para agentes financeiros que vão lhe ceder o crédito para saber se tem possibilidade do financiamento.

E para você chegar na proposta online, você terá passado pela definição de plano de financiamento, que são negociados com o agente financeiro. Dessa forma, é necessário preencher toda a proposta para que o financiamento seja aprovado. E você precisar tomar cuidado para não esquecer ou digitar dados errados, já que dessa forma atrasa bastante todo esse processo.

Financiamento do Imóvel
Financiar apartamento. Foto: Cataguá

Envie os documentos

Os documentos que você precisa enviar para que o financiamento seja aprovado vai variar de acordo com os bancos e construtoras. Porém, existem alguns que são mais comuns, são eles:

  • Documento do estado civil.
  • RG e CPF.
  • Comprovante de renda.
  • Extrato do FGTS e certidão negativa de propriedade de imóvel.
  • Declaração do Imposto de Renda e extratos bancários dos 3 e 6 meses anteriores.
  • Copia da carteira de trabalho, extrato atual do FGTS, copia da declaração do imposto de renda, se caso você queira utilizar seu FGTS.

Aguarde a análise de crédito e jurídica

O envio de documentações é referente às análises de crédito e jurídica. Tudo de acordo com as informações e seus documentos que foram apresentados. O banco vai analisar a renda declarada, os dados do comprador, o imóvel para que consiga garantir a viabilidade de dar crédito a você.

Nessa parte do processo é considerada a renda, o perfil da pessoa, o prazo do financiamento e outros critérios. E o prazo da análise pode variar, mas num geral a aprovação demora 5 dias úteis. E todo o processo dura em torno de 40 dias.

Avalie o seu imóvel

Uma vez que o banco da continuidade ao processo, você precisar realizar a avaliação do imóvel. E para isso, você vai precisar de uma vistoria de um engenheiro ou arquiteto, com a devida comprovação do pagamento da vistoria.

A visita técnica tem o intuito de comprovar a compatibilidade entre o valor da propriedade e do mercado, como também toda a condição do apartamento, e se está de acordo com todas as exigências que permitem que ele seja financiado. Além de garantir que o apartamento não tenha maiores problemas em relação a sua estrutura.

Avaliação de imóvel para financiar apartamento
Avaliação de imóvel para financiar apartamento. Foto: Racon

Assine o contrato

Nessa etapa, se estiver tudo certo, é feita a assinatura do contrato que deve ser registrado no cartório de registro de imóveis. Aqui vão entrar mais alguns custos adicionais, como o pagamento do registro e o Imposto de transmissão de bens e imóveis.

Finalize o processo para a liberação

Com todas as etapas aprovadas, está na hora de enviar o registro do contrato para o banco.

Você precisar enviar a via do contrato para que o banco libere o financiamento ao vendedor. E normalmente isso acontece por meio do deposito de conta corrente, em até 5 dias uteis depois de receber o contrato registado. E depois está pronto, basta fazer a mudança.

Mesmo que o processo não seja fácil e seja bem burocrático, seguindo todos os passos de forma correta de como financiar apartamento tudo se torna mais simples e você pode contar com a ajuda da imobiliária.

Como financiar apartamento

E aí, Gostou?

E então, conseguiu pegar algumas dicas para financiar apartamento ou casa? O processo é burocrático e lento, mas no fim vale a pena!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha te ajudado, não deixe de votar em nossas estrelinhas que dessa forma você ajuda o nosso time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual o melhor modo de financiar apartamento?

O melhor modo de financiar apartamento é através de um empréstimo bancário, pois os juros são mais baixos. E no programa Minha Casa Verde e Amarela.

Quais as desvantagens de financiar um apartamento?

As principais desvantagens de financiar um apartamento são o pagamento de juros e a necessidade de ter uma boa renda para conseguir o empréstimo.

Quais são as condições para obter um empréstimo para financiar um apartamento?

Para obter um empréstimo para financiar um apartamento, você precisa ter uma boa renda e ser capaz de comprovar que poderá pagar as parcelas do empréstimo, não ter nome sujo e mais.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *