Os melhores Investimento para Iniciantes: Classes de ativos para começar a investir hoje!

Para quem está começando a investir agora, é muito importante conhecer as opções de investimento para iniciantes, pois essa é a melhor forma de começar a fazer com que seu patrimônio se multiplique com segurança. Por isso, separamos uma seleção de melhores investimento para iniciantes. Veja a seguir!

Melhores investimento para iniciantes

Veja agora os melhores investimento para iniciantes, levando em conta rentabilidade, segurança, liquidez etc.

Tesouro Selic

O tesouro Selic é um dos títulos mais tradicionais e seguros do mercado, já que ele acompanha a taxa de juros da economia, acaba evitando prejuízos que decorrem da oscilação da Selic.

Investindo no Tesouro Selic, você vai emprestar dinheiro para o governo, e que por sua vez, devolve o valor aplicado corrigido pela taxa Selic.

Durante os anos de 2020 e 2021, a Selic ficou abaixo da inflação, ou seja, quem fez o investimento nesse título teve o retorno real negativado.

Porém, a expectativa para 2022 é que a taxa de juros base de uma elevada e ao mesmo tempo que a inflação é controlada.

Investimento para Iniciantes
Investimento para Iniciantes. Foto: Tesouro Selic

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA acaba sendo atemporal, pois o seu rendimento está sempre acima da inflação, então o investidor sempre tem um retorno real positivo.

Nesse título existem também a operação no qual o governo está devendo, e ele promete a devolução do seu dinheiro corrigido pela inflação do período mais a taxa fixa.

Por exemplo, em 2020 e 2021, o título performou bem, já que os índices dos preços do país estavam batendo recordes.

E mesmo que as perspectivas nãos sejam tão altas para os anos seguintes, o título ainda continua atraente por conta de consegui entregar o retorno real positivo.

CDB

Os CDBs, ou ainda, certificados de depósito bancários, consiste em uma operação de empréstimo em que a instituição é a devedora.

E como no Brasil existem diversos grandes bancos, a capacidade de honrar os compromissos, e os CDBs são cobertos pelo FGC, e são títulos considerados bem seguros.

Outra característica é que existem títulos de CDBs com uma alta liquidez, como são os CDBs de liquidez diária.

E a maioria dos CDBs tem a rentabilidade atrelada a variação do CDI. Ou seja, em um cenário de alta da Selic esses ativos vão apresentar rendimentos maiores.

Ou seja, é outra boa opção de investimento para iniciantes.

CDB
CDB. Foto: Edital concursos

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos são como se fossem condomínios no qual vários investidores se reúnem para que seus recursos sejam aplicados de forma conjunta no mercado financeiro.

E nesse caminho, existem várias classes de fundos de investimentos de várias estratégias, que inclusive algumas acabam se beneficiando com a alta dos juros.

A gestão profissional junto com a diversificação de baixo custo fazem com que os fundos de investimentos sejam uma ótima opção de investimento para iniciantes.

LCI e LCA

Os LCIs e LCAs são as chamadas letra de crédito imobiliário e de Agronegócio, e são títulos de renda fixa e são emitidos por instituições financeiras para que consiga capturar recursos para esses setores da economia.

E uma das principais vantagens desses títulos, além de ser coberto pelo FGC, é que eles não são cobrados Imposto de Renda, o que vai afetar de forma positiva a rentabilidade final do investimento para iniciantes.

LCI e LCA
LCI e LCA. Foto: BTG Pactual

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários ou FIIs, é uma categoria de um fundo de investimento, mas com a grande diferente que o dinheiro será aplicado no setor imobiliário.

E seguindo essa linha, existe uma correlação negativa entre os fundos imobiliários e a taxa de juros, já que, quanto maior a taxa Selic, maior será o custo de oportunidade para conseguir investir nos FIIs.

E por esse motivo, existe um certo padrão na queda dos preços dos FIIs que pode ser observado junto com a subida da taxa de juros base.

Ou seja, quando olhamos para a elevação da taxa Selic, começam a surgir várias oportunidades nesse setor!

Ações

Uma ação é a menor parte do capital social de uma empresa, ou seja, quando você adquire uma ação, você passa a ser socio daquela empresa.

Olhando para todos os investimentos para iniciantes, as ações são as mais arriscadas, já que não tem como prever se o retorno será alto ou baixo, quando estamos comparando com os outros ativos.

Ações
Ações. Foto: Pixabay

Qual o melhor investimento para iniciantes?

Para conseguir responder essa pergunta com certeza, é necessário levar em consideração vários fatores, tanto dos ativos, quanto do perfil do próprio investidor. Ou seja, a resposta dessa pergunta é só você mesmo que pode responder.

Como citamos, em um cenário de Selic alta, a inflação e o consumo começam a perder mais a força, justamente por conta do custo de oportunidade. Assim, várias pessoas começam a ser levadas para a renda fixa, já que vão oferecer retornos maiores com um nível de risco mais baixo.

E por outro lado, a migração da renda varável para a renda fixa, abre uma porta de oportunidades de mercado para aplicar seu dinheiro em empresas e fundos com desconto bem alto.

Então, podemos dizer que, o melhor investimento para iniciantes será aquele que apresentar uma boa relação entre risco e retorno, e levar em consideração o perfil do investidor, e seus objetivos.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender qual é o melhor investimento para iniciantes? Em qual dos ativos apresentados você investiria seu dinheiro? Deixe um comentário logo abaixo para interagir conosco!

E se você gostou desse artigo, e caso tenha te ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que devo estudar para ser um bom investidor?

Para você ser um bom investidor, você precisa estudar sobre economia, contabilidade, finanças, leis e muito mais. A sua evolução deve ser prazerosa e divertida.

Consigo investir com pouco dinheiro?

Sim! Nos dias de hoje muitas corretoras acabam fornecendo serviços de investimentos a partir de R$1,00, e que hoje não tem mais aquela famosa desculpa de que “Só dá para investir quando se tem muito dinheiro”.

Qual o melhor investimento para iniciantes?

Isso tudo vai variar de acordo com seu perfil e objetivo na hora de investir! Você terá que fazer sua própria análise e ver o que se encaixa mais com você.

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Os melhores sempre serão os menos agressivos, como por exemplo, CDBs, LCIs, LCAs, fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, Tesouro IPCA, Tesouro Selic. E para começar não é difícil, basta abrir uma conta em uma corretora de investimentos e fazer um PIX ou TED e começar a comprar!

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *