Nos dias de hoje, cerca de 3,65 milhões de pessoas tiveram seus cartões clonados em 2019. Foi o que a CNDL falou em parceria com o serviço de proteção de crédito. E infelizmente esse tipo de crime é bem comum. E você já pensou sobre meu cartão foi clonado tem como saber quem foi? É o que vamos responder nesse artigo.
Diariamente, centenas de pessoas sofrem clonagem de cartão, tendo compras e pagamentos ilícitos sendo feitas levando prejuízos ao titular. Porém, apesar de ser um crime bem normal, muitos nem sabem como isso acontece exatamente e como evitar sofrer esse tipo de golpe. Continue a ler e entenda melhor sobre o meu cartão foi clonado tem como saber quem foi?
Meu Cartão Foi Clonado tem Como Saber Quem Foi: Veja como identificar!
Você vai reconhecer automaticamente se o seu cartão começar a ter compras irregulares que não foi você que fez. E se isso aconteceu com você, será preciso entrar em contato com a operadora do cartão imediatamente e pedir o cancelamento. É preciso fazer isso de forma rápida para que o criminoso não tenha oportunidade de fazer mais gastos.
Quem vai pagar a fatura do cartão clonado?
Não é de responsabilidade do dono do cartão pagar essa fatura que não foi você quem gastou, por conta da clonagem, mas será a emissora do cartão. Já que a clonagem do cartão é considerada uma falha da empresa. Ou seja, mesmo se a fatura tiver sido paga por você, será possível pedir o reembolso do valor que não foi você que gastou.
É obrigação da administradora emitir uma nova fatura, e excluindo todos os débitos não reconhecidos. Muitas vezes, o processo pode demorar se a empresa se estenda na análise do caso. Mas, não são todos os casos simples, e em algumas situações, a administradora pode até pedir para que o dono do cartão comprove que as compras não foram feitas por ela mesma.
Meu cartão foi clonado tem como saber quem foi?
E infelizmente, não tem nenhum jeito de descobrir quem clonou seu cartão de crédito. E todas as instituições financeiras são apenas obrigadas a fazer restituições do valor que o golpista gastou, mas não devem divulgar mais informações sobre ele. Já que muitas das vezes os criminosos nem usam seus próprios dados pessoais para realizar o ato.
Como é feita a clonagem dos cartões de crédito?
A clonagem de cartões de crédito é um crime que consiste na cópia ilegal de um cartão de crédito para fins de fraude. O cartão clonado é uma réplica exata do cartão original, com o mesmo número de cartão e data de validade. A clonagem do cartão é feita usando um dispositivo, que é colocado em um caixa eletrônico ou terminal de pagamento. Quando um cartão é inserido no caixa, as informações são copiadas para um cartão vazio. O criminoso pode então usar o cartão clonado para fazer compras ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Esse é um exemplo, mas existem várias outras formas de clonagem de cartão.
Como evitar que o seu cartão seja clonado?
Até o momento, com a internet e a popularização de compras feitas online, ficou bem mais fácil para que quem faz o golpe roube suas informações com links maliciosos ou páginas falsas de compras.
- Na hora de fazer compras online, de preferência ao seu cartão virtual.
- Tenha certeza de que o site é seguro.
- Não entre em links desconhecidos.
E claro, sempre esteja atento as movimentações na sua fatura. Com a ajuda do seu app do seu cartão será mais fácil de ter esse controle.
E aí, Gostou?
E então, você entendeu melhor sobre o meu cartão foi clonado tem como saber quem foi? Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente aqui abaixo na área de comentários!
E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Dinheiro a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!
Perguntas Frequentes
O que é um cartão clonado?
Um cartão clonado é uma cópia ilegítima de um cartão de crédito ou débito que contém todos os dados do cartão original, incluindo o número de cartão, data de validade e código de segurança.
Como os criminosos obtêm informações para clonar um cartão?
Criminosos podem usar vários métodos para obter informações sobre os cartões, incluindo roubar informações pessoais de um banco ou loja, comprar informações de terceiros no mercado negro da Internet ou até mesmo obter seus dados por meio de um microchip instalado em um dispositivo de pagamento não seguro.
Meu Cartão Foi Clonado tem Como Saber Quem Foi?
Meu Cartão Foi Clonado tem Como Saber Quem Foi? Para entender isso sempre verifique frequentemente o extrato do seu cartão. Se você notar qualquer transação que não reconheça, entre em contato com a empresa de cartões imediatamente. Fique atento a qualquer transação suspeita, mesmo que seja de pouco valor. Outra maneira de saber se o seu cartão foi clonado é ficar atento aos chamados fraudadores. Esses indivíduos podem ligar para você, fingindo ser da empresa de cartões, e tentar obter informações pessoais, como o número do cartão e a data de validade. Não forneça essas informações a ninguém! A empresa de cartões nunca irá solicitar essas informações por telefone.